sábado, 21 de setembro de 2013

O dia em que o EB enfrentou o Streymur


Você que acompanha o futebol faroês deve saber que o EB/Streymur é o resultado da fusão de dois times: o Eiðis Bóltfelag, mais conhecido como EB, e o Ítróttarfelagið Streymur, chamado apenas de Streymur. Pois é, eu achei no site Faroe Soccer, uma ocasião em que esses dois times se enfrentaram.

Mas, primeiro, vamos saber um pouco sobre os times!

Os dois times eram pequenos, disputaram somente a segunda e a terceira divisão. E em 1993 resolveram se fundir para formar um único time: o EB/Streymur. No começo, não mudou muita coisa, o novo time continuava frequentando a segunda divisão, mas com uma injeção de novos talentos, o time conseguiu ser promovido à primeira divisão, e se tornar um time campeão como é hoje.




 Fundado em 23 de fevereiro de 1913, o EB estaria hoje  no ano de seu centenário

Já o Streymur, foi fundado em 1976.




O JOGO

O jogo aconteceu na Copa das Ilhas Faroe de 1987, na fase oitavas de final. Claro que podem ter havido outros confrontos antes, na segunda ou terceira divisão... Mas esse é o único que tem no Faroe Soccer e deve ter sido o mais decisivo.

A partida aconteceu no dia 28 de maio de 1987, em Eiði. O time da casa, o EB, saiu na frente com o islandês Unnstein Olafsson aos 29', e dois minutos mais tarde fez o segundo com Konrad Joensen. No fim do primeiro tempo, aos 45', Finnbjørn Zachariasen diminuiu para o Streymur, dando esperanças para o segundo tempo.

No segundo tempo, logo aos 50', Jógvan Páll Joensen empatou para o Streymur. A partida continuou empatada e foi para a prorrogação. O empate persistiu e o jogo foi para os pênaltis, e o Streymur levou a melhor, vencendo por 2-3.

EB 2-2 STREYMUR
25 de maio de 1987
Estádio: á Mølini, Eiði
Gols: Unnstein Olafsson 29' (1-0), Konrad Joensen 31' (2-0), Finnbjørn Zachariasen 45' (2-1) e Jógvan Páll Joensen 50' (2-2).
Pênaltis: 2-3

Fontes de pesquisa: Faroe Soccer, Wikipedia.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

12 de Setembro: Dia Histórico para o Futebol Faroês

Há exatos 23 anos as Ilhas Faroe faziam seu primeiro jogo oficial, válido pelas Eliminatórias do Euro 1992, a seleção faroesa surpreendeu o mundo e venceu por 1 a 0 a Áustria, que naquele mesmo ano disputou a Copa do Mundo na Itália.

O momento do gol...
A partida foi disputada em Landskrona na Suécia. O gol foi marcado por Torkil Nielsen aos 61', escrevendo para sempre seu nome na história do futebol faroês!


ILHAS FAROE 1-0 ÁUSTRIA
12 de setembro de 1990
Público: 1,157
Estádio: Landskrona Idrottsplats, Landskrona, Suécia.
Gol: Torkil Nielsen 61'.

Ilhas Faroe:
1. Jens Martin Knudsen
2. Jóannes Jacobsen
3. Tummas Eli Hansen
4. Mikkjal Danielsen
5. Julian Hansen
6. Allan Mørkøre
7. Torkil Nielsen
8. Jan Dam
9. Ábraham Løkin
10. Kári Reynheim
11. Kurt Mørkøre

Banco:
16. Kaj Leo Johannesen
12. Jens Erik Rasmussen
13. Magni Jarnskor
14. Poul Enok Hansen
15. Gunnar Mohr

Técnico: Páll Guðlaugsson (Islândia)

Fonte: FSF