Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Guia das equipes do Grupo F

Trago a vocês um pequeno resumo sobre a história das seleções do Grupo F feito pela UEFA.

Vencedora em 2004, a Grécia defrontará a Romênia, a equipe que derrotou no "play-off" para o Mundial de 2014, assim como a Finlândia, Ilhas Faroe, Hungria e Irlanda do Norte.

Grécia
Antes de 2004, a Grécia apenas havia participado na fase final do Campeonato da Europa de 1980, mas a espera helênica provou valer sensacionalmente a pena, uma vez que os homens de Otto Rehhagel confundiram todas as expectativas e ergueram o troféu em Portugal, onde uma defesa sólida e estratégias de jogo perfeitamente executadas valeram triunfos frente à detentora França, República Tcheca e à anfitriã. A Grécia voltou a estar presente em 2008 e 2012, onde chegou às quartas-de-final.

Hungria
A Hungria foi uma potência nas primeiras edições do EURO, nomeadamente quando Flórián Albert a inspirou na conquista do terceiro lugar em 1964 e do quarto em 1972, mas, desde o Mundial 1986, nunca mais marcou presença numa fase final.

Romênia
Tendo integrado grupos complicados sempre que competiu em fases finais, o sucesso da Romênia tem sido limitado, apesar de Eric Ienei ter conseguido levar a seleção a ultrapassar um grupo do qual constavam também Alemanha, Portugal e Inglaterra, e a marcar presença nas quartas-de-final do UEFA EURO 2000.

Finlândia
A Finlândia precisou de 19 encontros para conseguir o seu primeiro triunfo em fases de apuramento do Campeonato da Europa, quando, no início da sua campanha de apuramento para a edição de 1980, derrotou a Grécia por 3-0, ao qual se seguiu a vitória, por 2-1, sobre a Hungria.

Irlanda do Norte
Apesar de algumas vitórias marcantes, a Irlanda do Norte nunca conseguiu chegar à fase final de um Campeonato da Europa. O mais perto que esteve foi em 1984, quando durante a fase de apuramento conseguiu bater em casa e fora a República Federal da Alemanha, então campeã em título. Em contrapartida, os norte-irlandeses estiveram já em três fases finais de Campeonatos do Mundo. A primeira, em 1958, resultou numa caminhada até as quartas-de-final, enquanto a segunda, em 1982, ficou marcada por uma célebre vitória por 1-0 sobre a anfitriã Espanha.

Ilhas Faroe
As Ilhas Faroe obtiveram o resultado mais famoso da sua história no primeiro jogo oficial que disputaram, derrotando a Áustria por 1-0 em partida de qualificação para o EURO'92 - apenas três das suas 12 participações em fases de qualificação renderam mais do que uma vitória.

Fonte: UEFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário