terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Guia das equipes do Grupo F

Trago a vocês um pequeno resumo sobre a história das seleções do Grupo F feito pela UEFA.

Vencedora em 2004, a Grécia defrontará a Romênia, a equipe que derrotou no "play-off" para o Mundial de 2014, assim como a Finlândia, Ilhas Faroe, Hungria e Irlanda do Norte.

Grécia
Antes de 2004, a Grécia apenas havia participado na fase final do Campeonato da Europa de 1980, mas a espera helênica provou valer sensacionalmente a pena, uma vez que os homens de Otto Rehhagel confundiram todas as expectativas e ergueram o troféu em Portugal, onde uma defesa sólida e estratégias de jogo perfeitamente executadas valeram triunfos frente à detentora França, República Tcheca e à anfitriã. A Grécia voltou a estar presente em 2008 e 2012, onde chegou às quartas-de-final.

Hungria
A Hungria foi uma potência nas primeiras edições do EURO, nomeadamente quando Flórián Albert a inspirou na conquista do terceiro lugar em 1964 e do quarto em 1972, mas, desde o Mundial 1986, nunca mais marcou presença numa fase final.

Romênia
Tendo integrado grupos complicados sempre que competiu em fases finais, o sucesso da Romênia tem sido limitado, apesar de Eric Ienei ter conseguido levar a seleção a ultrapassar um grupo do qual constavam também Alemanha, Portugal e Inglaterra, e a marcar presença nas quartas-de-final do UEFA EURO 2000.

Finlândia
A Finlândia precisou de 19 encontros para conseguir o seu primeiro triunfo em fases de apuramento do Campeonato da Europa, quando, no início da sua campanha de apuramento para a edição de 1980, derrotou a Grécia por 3-0, ao qual se seguiu a vitória, por 2-1, sobre a Hungria.

Irlanda do Norte
Apesar de algumas vitórias marcantes, a Irlanda do Norte nunca conseguiu chegar à fase final de um Campeonato da Europa. O mais perto que esteve foi em 1984, quando durante a fase de apuramento conseguiu bater em casa e fora a República Federal da Alemanha, então campeã em título. Em contrapartida, os norte-irlandeses estiveram já em três fases finais de Campeonatos do Mundo. A primeira, em 1958, resultou numa caminhada até as quartas-de-final, enquanto a segunda, em 1982, ficou marcada por uma célebre vitória por 1-0 sobre a anfitriã Espanha.

Ilhas Faroe
As Ilhas Faroe obtiveram o resultado mais famoso da sua história no primeiro jogo oficial que disputaram, derrotando a Áustria por 1-0 em partida de qualificação para o EURO'92 - apenas três das suas 12 participações em fases de qualificação renderam mais do que uma vitória.

Fonte: UEFA

Reações do Grupo F ao sorteio

Confira o que disseram representantes das seleções do Grupo F sobre os adversários e suas expectativas para as eliminatórias do Euro 2016:

Kostas Katsouranis, médio e um dos capitães da Grécia
Foi um bom sorteio para nós, mas temos de o demonstrar em campo. Considero que temos todas as condições para estar entre os 24 finalistas. Não há grandes potências no nosso grupo, mas existem algumas equipes perigosas. O meu sonho é participar na qualificação e na fase final do Euro 2016. Se tudo correr bem e conseguir esse objetivo, será a minha última grande competição internacional.

Attila Pintér, selecionador da Hungria
Conhecemos a Romênia porque a defrontamos recentemente na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014, enquanto a Finlândia é uma equipe disciplinada, com grande entreajuda, como vamos ter hipóteses de ver no encontro particular que agendamos para o próximo mês. Peço aos adeptos para apoiarem a nossa equipe, pois posso garantir que vamos dar o máximo em campo. Vamos passar por alguns momentos difíceis, por isso peço para apoiarem os jogadores e acreditarem em nós até o final desta campanha.

Victor Piţurcă, selecionador da Romênia
Não quero falar numa desforra sobre a Grécia. Devíamos ter garantido a presença no Campeonato do Mundo, mas não o conseguimos, por isso temos a obrigação de marcar presença no EURO 2016. A Hungria também tem uma equipe muito forte, mas estes não são os nossos únicos adversários, também temos de ter cuidado com as outras equipes.

Mixu Paatelainen, selecionador da Finlândia
Tivemos alguma sorte, estou satisfeito com o sorteio. No entanto, não teremos um único jogo fácil neste grupo e temos de estar sempre muito concentrados. Se jogarmos ao nosso melhor nível, temos hipóteses de garantir a qualificação.

Michael O'Neill, selecionador da Irlanda do Norte
O encontro com a Grécia vai ser muito difícil, mas são a equipe do Pote 1 que eu teria escolhido. Olhando para o grupo, podemos lutar com todos os adversários, por isso temos de estar satisfeitos. Temos de pontuar nos jogos em casa e aprender com o que se passou nas qualificações anteriores, em que perdemos pontos com rivais mais fracos em casa.

Lars Olsen, selecionador das Ilhas Faroe
As três equipes mais cotadas são todas fortes, mas considero que temos algumas hipóteses nos jogos com a Finlândia e a Irlanda do Norte. Somos um país pequeno e o objetivo é melhorar de jogo para jogo. Conseguimos um ponto na última campanha de qualificação e esperamos fazer melhor desta vez.

Fonte: UEFA

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Rodrigo de volta ao KÍ


O atacante brasileiro Rodrigo Gonçalves de Oliveira Lopes, conhecido apenas como Rodrigo, acertou seu retorno à Klaksvík. Rodrigo jogou no KÍ em 2008, e marcou 11 gols em 24 jogos. Ele tem atualmente 32 anos.

Fonte: in.fo

Kristian Joensen à procura de um time

Foi noticiado aqui em novembro que o goleiro do NSÍ, Kristian Joensen, havia se transferido para o AB da Dinamarca, mas o negócio acabou não dando certo e agora ele continua à procura de um time, de preferência na Islândia, Noruega ou Suécia. Para seu lugar o NSÍ já havia contratado o goleiro húngaro Andras Gango, e se Kristian não conseguir um novo time, o técnico poderá ter problemas sobre quem deixar no banco.

Fonte: Norðlýsið

Calendário da seleção faroesa nas eliminatórias do Euro 2016

A campanha das Ilhas Faroe nas eliminatórias do Euro 2016 vai começar contra a Finlândia e encerrar contra a Romênia. Veja a lista completa dos jogos abaixo:

7 de setembro de 2014 16:45: Ilhas Faroe - Finlândia
11 de outubro de 2014 16:45: Irlanda do Norte - Ilhas Faroe
14 de outubro de 2014 16:45: Ilhas Faroe - Hungria
14 de novembro de 2014 16:45: Grécia - Ilhas Faroe
29 de março de 2015 14:00: Romênia - Ilhas Faroe
13 de junho de 2015 16:45: Ilhas Faroe - Grécia
4 de setembro de 2015 16:45: Ilhas Faroe - Irlanda do Norte
7 de setembro de 2015 16:45: Finlândia - Ilhas Faroe
8 de outubro de 2015 16:45: Hungria - Ilhas Faroe
11 de outubro de 2015 14:00: Ilhas Faroe - Romênia

Fonte: KVF

Ilhas Faroe no Grupo F

Todos os grupos das eliminatórias para o Euro 2016.

O sorteio realizado hoje no Palais des Congrès Acropolis em Nice, na França, colocou as Ilhas Faroe no Grupo F com Grécia, Hungria, Romênia, Finlândia e Irlanda do Norte, esta última uma velha conhecida da seleção faroesa.

Grupo A: Holanda, República Tcheca, Turquia, Letônia, Islândia e Cazaquistão.
Grupo B: Bósnia-Herzegovina, Bélgica, Israel, País de Gales, Chipre e Andorra.
Grupo C: Espanha, Ucrânia, Eslováquia, Bielorrússia, Macedônia e Luxemburgo.
Grupo D: Alemanha, Irlanda, Polônia, Escócia, Geórgia e Gibraltar.
Grupo E: Inglaterra, Suíça, Eslovênia, Estônia, Lituânia e San Marino.
Grupo F: Grécia, Hungria, Romênia, Finlândia, Irlanda do Norte e Ilhas Faroe.
Grupo G: Rússia, Suécia, Áustria, Montenegro, Moldávia e Liechtenstein.
Grupo H: Itália, Croácia, Noruega, Bulgária, Azerbaijão e Malta.
Grupo I: Portugal, Dinamarca, Sérvia, Armênia e Albânia.

Fonte: UEFA

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Ilhas Faroe 1-0 Áustria: surpresa na qualificação para o EURO'92

Jens Knudsen frente a Áustria.
Amanhã tem o sorteio das eliminatórias do Euro 2016, e a UEFA fez alguns especiais como aquecimento. Este é sobre as maiores surpresas da fase de qualificação, e entre elas está a vitória faroesa de 1990 contra a Áustria.

Ilhas Faroe 1-0 Áustria (12/9/1990)
"Acreditamos que era possível e queríamos que fosse possível. Por isso é que foi possível!", disse o capitão Jóannes Jakobsen após aquele que foi o resultado mais surpreendente da história das Ilhas Faroe, conseguido no primeiro jogo oficial. Torkil Nielsen foi o herói do encontro, ao marcar o único gol depois de cumprida a hora de jogo.

Leia o artigo completo no site da UEFA

O perfil da seleção faroesa

Amanhã tem o sorteio das eliminatórias para o Euro 2016, e a UEFA fez um perfil de todas as seleções participantes. Aqui está o da nossa querida Ilhas Faroe:

Perfil das Ilhas Faroe

Apesar de se terem apresentado em grande estilo, quando derrotaram a Áustria, por 1-0, em 1990, as Ilhas Faroe terminaram no último lugar em cinco das suas seis campanhas de apuramento para o EURO.

Jóan Edmundsson, das Ilhas Faroe, é pressionado pela dupla italiana Daniele De Rossi e Leonardo Bonucci.
Melhor resultado: Nunca se qualificou
Selecionador: Lars Olsen
Melhor marcador: de todos os tempos - Rógvi Jacobsen (10); atual - Fróði Benjaminsen (6)
Mais jogos: de todos os tempos - Óli Johannesen (83); atual - Fróði Benjaminsen (79)
Fundação da federação: 1979
Alcunha: Nenhuma
Onde joga: Tórsvøllur, Tórshavn

Membro da UEFA desde 1990, as Ilhas Faroe obtiveram o resultado mais famoso da sua história no primeiro jogo oficial que disputaram, derrotando a Áustria por 1-0 em partida de qualificação para o EURO'92, disputada na cidade sueca de Landskrona. Na altura não havia ainda campos relvados adequados para a disputa de jogos internacionais, mas, desde então, têm com regularidade recebido jogos de apuramento para os Campeonatos da Europa e do Mundo, nos relvados de Tórshavn e Toftir.

Apenas três das suas 12 participações em fases de qualificação renderam mais do que uma vitória, embora apenas por uma vez, na caminhada para o UEFA EURO 2008, tenha perdido todos os jogos.

Registro no EURO
Jogos disputados
Total: J58 V4 E6 D48 GM34 GS165
Fases finais: J0 V0 E0 D0 GM0 GS0
Qualificação: J58 V4 D6 GM34 GS165

Após se terem apresentado em estrondo em 1990 quando o selecionador proveniente da Islândia, Páll Guðlaugsson os conduziu à famosa vitória sobre a Áustria e a um empate 1-1 na Irlanda do Norte, dois jogos depois, as Ilhas Faroe perderam os cinco duelos seguintes, sofrendo 21 gols sem marcar nenhum. Terminaram em último lugar no grupo, tal como sucedeu em cinco das seis qualificações seguintes. A exceção ocorreu na caminhada para o EURO'96, quando ao vencerem em casa e fora San Marino terminaram em quinto lugar num grupo com seis seleções.

Passaram 38 jogos até que conseguissem obter uma nova vitória, derrotando a Estônia por 2-0, em 2011, sob o comando do técnico irlandês Brian Kerr, no apuramento para o UEFA EURO 2012, acabando com quatro pontos somados. E poderia até ter sido melhor não tivesse a equipe de Kerr permitido dois gols nos acréscimos para perder por 2-1 na primeira partida do grupo, na Estônia. Depois empataram em casa com a Irlanda do Norte e criaram problemas à Itália - acertaram por duas vezes nos postes antes de os "azzurri" saírem de Tórshavn com uma vitória por 1-0.

Jogos memoráveis no EURO
7/6/2011: Ilhas Faroe 2-0 Estônia, qualificação do UEFA EURO 2012
As Ilhas Faroe somaram a primeira vitória na fase de qualificação do EURO ao fim de 38 tentativas ao surpreenderem a Estônia, na altura a apresentar bom momento de forma.

25/5/1995: Ilhas Faroe 3-0 San Marino, qualificação do EURO'96
Dois gols nos primeiros oito minutos garantiram um triunfo recorde no EURO para a equipe de Allan Simonsen.

12/9/1990: Ilhas Faroe 1-0 Áustria, qualificação do EURO'92
O gol de Torkil Nielsen na segunda parte valeu uma surpreendente vitória numa estreia de sonho para as Ilhas Faroe.

Sabia que?
As Ilhas Faroe venceram duas partidas em três diferentes fases de qualificação. EURO'96 (ambos contra San Marino), Campeonato do Mundo de 1998 (ambos contra Malta) e Campeonato do Mundo de 2002 (ambos contra Luxemburgo).

Leia a versão original no site da UEFA

Jóan Símun Edmundsson assina com o AB

Depois de boas contratações, o AB fez a sua grande contratação da temporada: Jóan Símun Edmundsson. Ele passou 2 anos no Newcastle da Inglaterra, mas sem jogar nenhuma partida oficial. Nas Ilhas Faroe, jogou apenas no B68, que tentou trazê-lo de volta. Estava no Viking, da Noruega, e em 10 jogos marcou 1 gol, .pela Copa da Noruega 2013.

Um dos motivos por ter escolhido o AB foi o técnico Bill M. Jacobsen que trabalhou com ele no B68 e na seleção sub-21.
Fonte: in.fo

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Mads Rosenberg no B68


Mads Rosenberg é a nova contratação do B68. O zagueiro dinamarquês de 27 anos já passou por AGF, Aarhus Fremad e FC Hjørring, da Dinamarca, e estava no KA, da Islândia.

O contrato com o B68 é de um ano.

Fonte: in.fo

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Súni Olsen provando do próprio veneno

Trago mais uma do site da UEFA! Jogadores de campo no gol... E Súni Olsen foi o jogador faroês que teve que ir para o gol numa partida da Effodeildin 2013 contra o AB.

Súni Olsen (AB Argir 3-2 B36 Tórshavn, Julho de 2013)

Olsen costumava ser o terror dos guarda-redes adversários nas Ilhas Faroe sempre que a sua equipa beneficiava de um livre direto. Mas quando teve de calçar as luvas para ocupar o lugar do guarda-redes Tórdur Thomsen, expulso por cometer uma falta perto da entrada da área, Olsen provou um pouco do seu próprio veneno. Dion Splidt cobrou o pontapé livre com êxito e Olsen sentiu na pele o que tinha andado a fazer aos guarda-redes durante tantos anos.

Para ler o original e ver outros jogadores europeus a irem para o gol clique aqui.

Eu pesquisei o vídeo e aqui está:


Ele ficou pouco tempo no gol, pois a expulsão já foi no fim do jogo, mas ainda deu tempo de sofrer esse golaço bem ao estilo dele!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Effodeildin até 2017

A FSF anunciou a renovação com a companhia de petróleo faroesa Effo e a liga será chamada de Effodeildin até 2017.

Fonte: Aktuelt

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Jákup Mikkelsen: um dos jogadores mais velhos a jogar uma eliminatória de Euro

Trago a vocês essa postagem do site da UEFA sobre os jogadores mais velhos a jogar uma partida de eliminatórias de Euro. E Jákup Mikkelsen, atual goleiro do ÍF, é o segundo na lista, atrás apenas do também goleiro Dino Zoff, da Itália.

Fiz alterações no texto para português brasileiro já que o original está em português de Portugal.

Jákup Mikkelsen
Ilhas Faroe - Irlanda do Norte, 10/8/2011
Idade*: 40 anos e 359 dias

Depois de ter também jogado como atacante quando jovem, Mikkelsen se decidiu por ser goleiro. E foi a decisão certa: sagrou-se campeão das Ilhas Faroe pelo KÍ Klaksvík (1991) e pelo B36 Tórshavn (2005), e foi igualmente campeão da Dinamarca ao serviço do Herfølge BK, em 1999/2000. Com passagens também pela Noruega e Escócia, o goleiro de 43 anos aceitou recentemente adiar por mais um ano o seu adeus aos gramados para ajudar o ÍF Fuglafjørður. "Não é nada de especial", brincou depois de se ter tornado no goleiro mais velho de sempre a atuar num jogo internacional reconhecido pela FIFA, em 2012, então com 42 anos de idade. "Especial era se tivesse sido o melhor."

*No dia do jogo.

Clique aqui para ver o artigo original do site da UEFA e os outros jogadores nessa lista.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Hallur Hansson no Víkingur!

Grande contratação do Víkingur! Hallur Hansson não renovou o contrato com o AaB da Dinamarca e agora é jogador do Víkingur, atual campeão da Copa das Ilhas Faroe.

Hallur começou sua carreira na Escócia com o Aberdeen, mas não conseguiu se firmar. Então voltou às Ilhas Faroe para jogar pelo HB. Em 2012 foi escolhido o melhor meio-campista das Ilhas Faroe, e fez parte do time da temporada.

Em 2013 foi contratado pelo AaB, da primeira divisão dinamarquesa, mas fez apenas 6 jogos pela Superliga, sem marcar gols.

Ele tinha propostas do EB/Streymur, Víkingur, B36 e de seu ex-time, HB, mas optou pela equipe de Norðragøta. Provavelmente estreará já na Supercopa das Ilhas Faroe contra sua ex-equipe.

Fonte: in.fo