quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Jákup Andreasen ganha o Prêmio de Gol do Ano

O gol de Jákup Andreasen foi eleito como o mais bonito do ano.
Foto: Hans Erik Danielsen
A FSF divulgou hoje os resultados da votação do Prêmio Gol do Ano, e o vencedor foi Jákup Andreasen, meia de apenas 17 anos que joga no KÍ.

O gol de Andreasen concorreu com outros 8 em votação realizada no site da Federação Faroesa entre os dias 22 e 30 de dezembro. O resultado me surpreendeu, pois achei que Klæmint Olsen ganharia (até votei nele).

Resultados:
1. Jákup Andreasen, KÍ - 25,2%
2. Klæmint Olsen, NSÍ - 20,7%
3. Palli Augustinussen, FC Suðuroy - 17,2%
4. Leif Niclasen, EB/Streymur - 10,3%
5. Teitur Jóannesarson, AB - 7,8%
6. Magnus Egilsson, AB - 7,2%
7. Hákun Edmundsson, NSÍ - 4,4%
8. Árni Frederiksberg, NSÍ - 3,6%
9. Jónhard Frederiksberg, NSÍ - 3,4%

Veja todos os gols que concorreram ao prêmio:



Virgar Hvidbro, secretário-geral da FSF, e Jákup Andreasen.

Andreasen e sua família.
A placa recebida por ele.
Fonte: FSF

Obrigado a todos que acompanharam o Faroe Football em 2015! Feliz Ano Novo!

Giza/Hoyvík anuncia reforço e Eliesar Olsen como assistente técnico da base

Kenneth Djurhuus e Mikkjal Hentze.
Foto: Giza/Hoyvík
O Giza/Hoyvík anunciou, por meio de sua página no Facebook, a contratação do meia Mikkjal Hentze, de 29 anos.

Hentze começou a carreira no B71, estreou na equipe principal em 2003 e ficou no time até 2011. Ele passou os últimos quatro anos no AB.

Kenneth e Eliesar Olsen.
Foto: Giza/Hoyvík
A equipe também anunciou a contratação de Eliesar Olsen como assistente técnico de Allan Mørkøre nas categorias de base do clube.

Olsen tem apenas 26 anos e treinou o Skála de 2010 a 2014 e o EB/Streymur em 2015, mas não teve sucesso com ambas as equipes nas vezes em que disputou a primeira divisão.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Hallur Hansson renova com Vendsyssel

Hallur Hansson (à esquerda).
Foto: Jess M. Madsen/Vendsyssel
Hallur Hansson renovou contrato com o Vendsyssel até o verão de 2018, ou seja, até o fim da temporada 2017-18.

O Vendsyssel é o atual segundo colocado da 1. Division e o meia faroês vem sendo um dos principais destaques, com 4 gols em 17 gols (artilheiro da equipe junto com o alemão Ayo Okosun).

Fonte: in.fo

Brandur Olsen emprestado ao Vendsyssel

Brandur Olsen será o quarto faroês no elenco do Vendsyssel.
Foto: Lars Rønbøg, Getty Images
O meia faroês Brandur Hendriksson Olsen, de apenas 20 anos, foi emprestado ao Vendsyssel até o fim da temporada, informou hoje o FC København por meio de seu site oficial.

"Brandur precisa de mais treinamento em alto nível para continuar seu desenvolvimento. Ele tem uma concorrência muito difícil em sua posição no FCK. Portanto, é uma ótima solução para todas as partes, agora ele vai ter possibilidades no Vendsyssel, que é uma das melhores equipes da 1. Division e tem um bom ambiente de treino", disse o diretor técnico Johan Lange. O meia deve retornar ao clube depois do empréstimo.

O Vendsyssel já tem em seu elenco os faroeses René Joensen, Meinhard Olsen e Hallur Hansson e isso pode ajudar muito na adaptação. O diretor de esportes Jacob Krüger comentou a chegada do jogador da seleção faroesa:

"Brandur é um jogador habilidoso com grande potencial, e é um reforço muito bom para o nosso elenco. Ele já mostrou no FC København e na seleção faroesa que pode contribuir em alto nível - não apenas com sua boa técnica em chutes. Estamos ansiosos para receber Brandur aqui no clube depois do Ano Novo".

Ele fez 16 jogos e 3 gols pelo FC København e decidiu a última final da Copa da Dinamarca com um gol na prorrogação.

domingo, 20 de dezembro de 2015

Dinamarquês Anders Gerber é o novo técnico do NSÍ

Anders Gerber (ao centro).
O NSÍ estava sem técnico desde a saída de Trygvi Mortensen, que não renovou e depois assinou com o AB. Mas a demora se justificou um pouco, a equipe estava buscando alguém de fora e anunciou hoje que o dinamarquês Anders Gerber será o novo técnico.

Gerber tem 39 anos, treinou Aarhus Fremad (2004-2008) e FC Fyn (2008-2011), e ainda foi treinador-assistente no Silkeborg (2011-2015). Ele assinou contrato de um ano.

Fonte: in.fo

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Effodeildin 2016 começará em 5 de março e acabará em 22 de outubro

B36 enfrentará o Víkingur em 27 de fevereiro pela Supercopa.
A FSF divulgou algumas datas da temporada 2016 do futebol faroês.

Como vem ocorrendo desde 2007, a temporada vai ser aberta com a Supercopa, disputada mais uma vez entre B36 e Víkingur. A primeira rodada da Effodeildin será no dia 5 de março e a última será no dia 22 de outubro.

A pausa de verão será entre os dias 24 de junho e 24 de julho, mas o B36 jogará pelo menos duas vezes nesse período pela primeira fase preliminar da Champions League, enquanto Víkingur, NSÍ e HB também farão ao menos duas partidas pela primeira fase preliminar da Europa League.

Fonte: FSF

Alex Troleis promovido a árbitro FIFA

Regin Egholm, Alex Troleis, Petur Reinert e Jan á Líðarenda.
O brasileiro Alex Troleis agora é um árbitro FIFA.

Junto com ele, os assistentes Andrew Christiansen e Dan Højgaard também foram promovidos. Agora a Federação Faroesa de Futebol (FSF, na sigla em faroês) tem dois árbitros e três assistentes com a chancela da entidade máxima do futebol mundial. Além dos três já citados, Petur Reinert e Regin Egholm completam a lista. Jan á Líðarenda, que também aparece na foto acima, vai deixar de ser árbitro FIFA a partir de 2016, não sei por qual motivo.

O que isso significa? Isso quer dizer que agora Alex poderá apitar jogos não só das competições faroesas, como também das competições europeias (Champions e Europa League) e eliminatórias da Copa e do Euro.

Fonte: FSF

Atli Danielsen renova com o KÍ


O KÍ renovou com o meia de 32 anos Atli Danielsen por mais uma temporada.

Danielsen começou a carreira no KÍ em 2000 e já atuou no exterior por Sogndal (Noruega), Frem e Roskilde (Dinamarca). Nas Ilhas Faroe ele também jogou pelo B36, em 2011 e 2012. Pela seleção ele fez 42 jogos e nunca marcou.

Fonte:

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Edmundsson marca golaço, mas Vejle perde em casa para o Silkeborg

Jóan Edmundsson deixou o seu, mas Vejle foi derrotado.
Foto: Vejle Boldklub
No sábado (28), o Vejle recebeu o Silkeborg pela 19ª rodada da 1. Division; o atacante faroês Jóan Símun Edmundsson marcou um golaço, mas a equipe foi derrotada por 1 a 3.

O time visitante abriu o placar logo aos 19 minutos de jogo com Martin Thomsen e aumentou na segunda etapa com Emil Scheel, aos 59'. Aos 77' Edmundsson marcou um golaço, driblando quatro marcadores, mas o Silkeborg garantiu os três pontos com um gol contra de Niels Rasmussen na marca de 90 minutos.

Veja o belo gol de Edmundsson:

O Vejle está em quarto lugar com 30 pontos e o Silkeborg vem logo atrás com 27. O líder do campeonato é o Lyngby (41), seguido por Vendsyssel (36) e Horsens (31). Os três primeiros sobem e disputarão a Superliga na próxima temporada.

Vejle Boldklub 1-3 Silkeborg
Estádio: Vejle Stadion, Vejle
Público: 1841

Gols:
Vejle - Jóan Símun Edmundsson 77'
Silkeborg - Martin Thomsen 19', Emil Scheel 59' e Niels Rasmussen 90' (gol contra)

Estatísticas: Soccerway

Galeria de imagens: Vejle