segunda-feira, 23 de maio de 2016

Bjartalíð e Klettskarð, a dupla que está fazendo o KÍ sonhar com títulos novamente

Dos 21 gols da equipe no campeonato, 16 foram marcados por um deles. Com 8 gols cada, Páll Klettskarð e Jóannes Bjartalíð estão fazendo os torcedores do KÍ sonharem novamente com títulos, que não vêm desde 1999.


Páll Klettskarð.
Foto: Portal
Páll Andrasson Klettskarð foi formado no KÍ e estreou no time principal em 2007, aos 17 anos. Jogou pelo Víkingur em 2010 e 2011, mas retornou ao time de Klaksvík no ano seguinte e terminou o campeonato como artilheiro, empatado com o brasileiro Clayton Nascimento com 22 gols.

Jóannes Bjartalíð.
Foto: Norðlýsið
Também vindo da base, Jóannes Bjartalíð é um talentoso meia-atacante de apenas 19 anos. Fez sua estreia no time principal em 2014 em um jogo de Copa contra o 07 Vestur, mas só foi utilizado em partidas da primeira divisão no ano seguinte. Em 2015 ele jogou todas as 27 rodadas e marcou oito vezes, distribuiu várias assistências e acabou sendo eleito o melhor jogador jovem do campeonato.

Os dois acabaram a temporada 2015 com 8 gols cada em jogos do campeonato (Klettskarð perdeu um turno inteiro por lesão), número alcançado na 12ª rodada este ano.

O momento é muito bom, e muito graças aos dois o time chegou à liderança. Um gol de Páll aos 90' salvou um ponto contra o B36 em casa; Jóannes marcou os dois gols da vitória espetacular na casa do Víkingur e um hat-trick contra o B68; Páll marcou o gol da vitória sobre o Skála aos 90' e o gol da vitória sobre o HB; e por fim, Jóannes marcou o gol da vitória sobre o TB no domingo.


Ainda tem muita coisa pela frente, mas se ambos continuarem sendo decisivos, podem levar o clube pelo menos para a Europa League (na última vez que participaram, a competição ainda era chamada de Copa da UEFA), seja por meio do campeonato ou vencendo a Copa das Ilhas Faroe, competição que o time também não vence desde 1999.

Os próximos jogos do KÍ serão em casa contra o NSÍ. Na quinta-feira pelas semifinais da Copa e no domingo pela 13ª rodada.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Os hat-tricks que agitaram o domingo nas Ilhas Faroe

O domingo nas Ilhas Faroe foi cheio de gols. A rodada da Effodeildin teve uma média de 4,2 por jogo, enquanto na fase preliminar da Copa Faroesa Feminina aconteceu uma goleada por 16 a 0.

Margunn Lindholm

A artilheira da 1. deild kvinnur dessa vez foi decisiva na Copa e marcou os três gols da vitória do EB/Streymur/Skála sobre o B36. Foi o quarto hat-trick dela no ano!

No vídeo o primeiro gol, marcado de pênalti, aos 34':


Her leggur Margunn Lindholm EB/Streymur/Skála - Kvinnur á odda 1-0 móti Bóltfelagið B36.
Publicado por EB/Streymur em Domingo, 1 de maio de 2016


Hervør Olsen e Maria Thomsen

Também pela Copa, o KÍ foi impiedoso e goleou o Giza Hoyvík em Tórshavn por 16 a 0. Hervør Olsen jogou apenas o primeiro tempo, mas foi o suficiente para marcar quatro vezes. Maria Thomsen foi quem fechou a goleada, completando seu triplete aos 92'.

Hervør Olsen (à direita) marcou quatro vezes.
Foto: Página do KÍ kvinnur no Facebook
Maria Thomsen.
Foto: Página do KÍ kvinnur no Facebook
Nas semifinais, o adversário do KÍ será o EB/Streymur/Skála.

Jónhard Frederiksberg

Jogando em casa, o Skála foi impiedoso e venceu o TB por 5 a 1. Jónhard Frederiksberg foi o destaque, marcando os dois primeiros gols aos 25' e 28', e o quinto aos 54'.

Foi a segunda vitória do Skála no campeonato. A equipe chegou a 9 pontos e abriu quatro de vantagem para o AB, primeiro time na zona de rebaixamento.

O time não vencia por quatro gols de diferença na primeira divisão desde 8 de agosto de 2006, quando goleou o VB/Sumba fora de casa por 4 a 0. Na ocasião, Jónhard Frederiksberg também deixou o seu.



Jóannes Bjartalíð

Jóannes Bjartalíð chegou a 5 gols nos últimos 2 jogos.
Foto: Norðlýsið
Em Klaksvík, o KÍ bateu o B68 de virada por 4 a 1 e agora é o vice-líder do campeonato com 17 pontos (leva a melhor sobre B36 e HB nos critérios de desempate), um a menos que o Víkingur.

Depois de marcar os dois gols da vitória sobre o Víkingur fora de casa na rodada passada, Jóannes Bjartalíð marcou mais três vezes, chegando a cinco gols nos últimos dois jogos. Com sete no campeonato, ele está a apenas dois de alcançar o artilheiro Klæmint Olsen.



Adeshina Lawal

Em Fuglafjørður, o ÍF impôs a segunda derrota consecutiva ao HB. O ex-líder esteve em vantagem duas vezes na partida, mas o nigeriano Adeshina Lawal estava inspirado e comandou a vitória dos vermelhos.

Adeshina Lawal comando a virada do ÍF sobre o HB.
Foto: Sigmar Mørkøre/in.fo
O ÍF chegou a 14 pontos, apenas quatro a menos que o líder Víkingur, e deixou o campeonato ainda mais embolado.