sábado, 25 de junho de 2016

Os adversários dos times faroeses nas competições europeias

Na segunda-feira (20) foram sorteados os confrontos da primeira e da segunda fase preliminar da Champions League e da Europa League, e ontem, sexta-feira, foram sorteados os grupos da fase preliminar da Women's Champions League. Veja quem as equipes faroesas vão enfrentar:

Resultado do sorteio da 1ª fase preliminar da Champions League.
Foto: UEFA
UEFA Champions League

O represente das Ilhas Faroe na maior competição de clubes do mundo é o B36. O atual campeão faroês enfrentará o Valletta, de Malta, na primeira fase preliminar.

Em cinco participações, os tigres brancos venceram apenas uma partida na competição, mas foi justamente contra um time maltês, o Birkirkara na edição 2006-07 (3 a 0 fora de casa). Na ocasião o time faroês avançou para a segunda fase e foi eliminado pelo Fenerbahçe.

O Valletta é o terceiro maior campeão maltês com 23 títulos e nunca enfrentou uma equipe faroesa antes.

Jogos
28 de junho: Valletta - B36
5 de julho: B36 - Valletta

UEFA Europa League

Os representantes faroeses na Europa League são Víkingur, HB e NSÍ, que terão de viajar para ex-repúblicas soviéticas para enfrentar Ventspils (Letônia), Levadia Tallinn (Estônia) e Shakhtyor Soligorsk (Bielorrússia), respectivamente, na primeira fase preliminar.

O Víkingur tem 5 participações e é a equipe faroesa a ir mais longe em uma competição europeia, tendo chegando à terceira fase preliminar na temporada 2014-15. Naquela campanha a equipe eliminou um time letão na primeira fase: o FC Daugava (vitória por 2-1 em casa e empate em 1-1 fora).



O Ventspils é o segundo maior campeão letão com 6 títulos. É a única equipe do país a atingir a fase de grupos de uma competição europeia: a UEFA Europa League da temporada 2009-10, e já enfrentou o B68 na Copa da UEFA 2004-05, vencendo os dois jogos (8-0 em casa e 3-0 fora).

Atualmente o time está na segunda colocação da Virsliga com 24 pontos (7V 3E 2D 25GM 15GS), quatro atrás do Spartaks Jūrmala. O veterano Girts Karlsons, de 35 anos, é o artilheiro da equipe e do campeonato com 10 gols.

Jogos
30 de junho: Ventspils - Víkingur
7 de julho: Víkingur - Ventspils

Segundo maior campeão estoniano com 9 títulos, o Levadia Tallinn nunca enfrentou uma equipe faroesa antes. O time chegou aos play-offs da Europa League na temporada 2009-10. Atualmente o time lidera a Meistriliiga com 40 pontos (12V 4E 1D 30GM 9GS), um ponto à frente do Infonet. Um dos destaques do time, Anton Miranchuk é irmão gêmeo de Aleksei Miranchuk, promissor meia russo que joga no Spartak Moskva.

O HB tem 6 participações na Europa League/Copa da UEFA e nunca enfrentou uma equipe da Estônia.

Jogos
30 de junho: Levadia Tallinn - HB
7 de julho: HB - Levadia Tallinn

Último time a vencer o campeonato bielorrusso antes do BATE Borisov iniciar sua sequência de dez títulos consecutivos, o Shakhtyor Soligorsk chegou aos play-offs da Europa League em 2014-15 e nunca enfrentou um time das Ilhas Faroe. Atualmente, é o vice-líder da Premier League Bielorrussa com 24 pontos (7V 3E 4D 18GM 10GS), mesma pontuação do Krumkachy, mas vence no saldo de gols. O líder é o BATE, que tem 31 pontos e um jogo a menos.

Com 7 participações em Europa League/Copa da UEFA, o NSÍ nunca jogou contra uma equipe bielorrussa.

Jogos
30 de junho: NSÍ - Shakhtyor Soligorsk
7 de julho: Shaktyor Soligorsk - NSÍ

UEFA Women's Champions League

Único time a participar das 16 edições da UEFA Women's Champions League, o KÍ ficou no Grupo 1 da fase preliminar com Apollon Ladies (Chipre), PAOK (Grécia) e Hajvalia (Kosovo). Todos os jogos serão no Chipre.

É a quarta vez que o time de Klaksvík fica no grupo do Apollon, nas outras três vezes as cipriotas venceram: 7 a 0 em 2012-13, 3 a 1 em 2014-15 e 2 a 0 em 2015-16. O KÍ nunca enfrentou um time grego antes.

O terceiro integrante do grupo, o Hajvalia, fará história: será o primeiro time kosovar a participar de uma competição europeia.

Jogos
23 de agosto: Apollon Ladies - KÍ
25 de agosto: PAOK - KÍ
28 de agosto: Hajvalia - KÍ