Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Kaj Leo Johannesen: ex-goleiro, ex-primeiro-ministro, agora presidente do HB

Johannesen, o segundo em pé da esquerda para a direita,
é ex-primeiro-ministro das Ilhas Faroe.
Foto: Túrið Láadal Sejersdóttir/HB
No início deste mês, o HB anunciou Kaj Leo Johannesen como novo presidente, substituindo Finnbogi Arge, que ocupou o cargo nos últimos 5 anos.

O novo presidente do clube é uma figura conhecida por todo faroês, afinal ele é o ex-primeiro-ministro das Ilhas Faroe, tendo governado de setembro de 2008 a setembro de 2015.

Johannesen como primeiro-ministro.
Foto: Henning Bagger
Kaj Leo jogou apenas pelo HB durante toda sua carreira como jogador de futebol, fazendo parte do time principal de 1984 a 1999. Ele até mesmo fez parte da seleção no início dos anos 1990, mas era o reserva de Jens Martin Knudsen, e só defendeu a landsliðið em quatro oportunidades. Uma das vezes em que esteve no gol do time nacional foi no jogo contra a Bélgica, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1994, o primeiro jogo oficial das Ilhas Faroe em solo faroês.

Kaj Leo Johannesen em partida contra a Bélgica.
Imagem: Reprodução
Sua carreira política começou como membro do conselho da cidade de Tórshavn, do qual fez parte de 1997 a 2000. Mas ele nunca deixou o futebol. No início dos anos 2000, jogou pelo HB II e fez um último jogo pelo time principal em 2004.

Até mesmo em 2014, quando já era primeiro-ministro e com 50 anos de idade, ele disputou uma partida da segunda divisão contra o FC Suðuroy. E voltou ano passado para disputar mais duas partidas.

Ah, ele também é ex-jogador de handebol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário