Sobre o futebol faroês

Primeira foto de uma partida de futebol nas Ilhas Faroe. Nesse amistoso,
 que aconteceu em Tórshavn em 18 de julho de 1909, o HB venceu o TB por 3-1.
O futebol chegou às Ilhas Faroe ainda no século 19, com o primeiro clube dedicado ao esporte, o Tvøroyrar Bóltfelag (TB), sendo fundado em 1892. Porém, levou mais de uma década até surgirem outros, o Havnar Bóltfelag (HB) da capital Tórshavn e o Klaksvíkar Ítróttarfelag (KÍ), ambos de 1904.

As equipes jogavam apenas amistosos até a criação da ÍSF (Associação de Esportes das Ilhas Faroe), que organizou o primeiro campeonato em 1942. O primeiro campeão foi o KÍ.

A primeira divisão

Patrocinada pela companhia faroesa de óleo Effo, a primeira divisão é chamada de Effodeildin e é disputada por 10 clubes. Os dois últimos colocados são rebaixados para a segunda divisão, chamada de 1. deild. O campeão faroês tem direito a uma vaga na primeira fase preliminar da UEFA Champions League, enquanto o vice-campeão e o terceiro colocado se classificam para a primeira fase preliminar da UEFA Europa League.

A temporada começa em março e vai até outubro, com uma pausa no verão, entre o final do mês de junho e o fim de julho. Mas se nas Ilhas Faroe é muito frio, por que parar logo no verão? Porque a maioria dos jogadores são semi-profissionais e mesmo que eles já não joguem de novembro a fevereiro, ganham um tempo a mais com a família na metade do ano, que também é período de férias escolares.

Cada equipe se enfrenta três vezes, totalizando 27 jogos para cada time. O futebol faroês tem mais outras três divisões e, assim como na Espanha, os times de base podem disputar as divisões de acesso, mas não podem ser promovidos para a primeira.

Outras competições

A Copa das Ilhas Faroe ou Løgmanssteypið (copa do primeiro-ministro) é disputada desde 1955. O primeiro campeão foi o HB, que também é a equipe com o maior número de conquistas, com 26. O campeão dessa competição também ganha vaga na primeira fase preliminar da UEFA Europa League.

Existe ainda uma Supercopa, criada em 2007. A competição reúne o campeão da liga e o campeão da copa do ano anterior. É uma partida única que acontece no fim de fevereiro ou início de março, abrindo oficialmente a temporada.

Futebol feminino

O campeonato feminino, chamado de 1. deild kvinnur, é disputado desde 1985. O maior campeão é o KÍ, que ganhou todas as edições desde o ano 2000. Só o campeão garante vaga na UEFA Women's Champions League. O campeonato possui uma segunda divisão, mas ao contrário do futebol masculino, não há sistema de promoção e rebaixamento. Existe ainda a Copa Faroesa Feminina.

Seleção faroesa

A Federação de Futebol das Ilhas Faroe (FSF) foi criada em 1979 e filiou-se à FIFA em 1988 e à UEFA em 1990. Em 12 de setembro de 1990 a seleção disputou sua primeira partida oficial e chocou o mundo ao vencer a Áustria por 1 a 0, em Landskrona na Suécia, pelas Eliminatórias do Euro 1992.


A seleção faroesa voltou a fazer história na campanha das Eliminatórias do Euro 2016, quando venceu a Grécia por duas vezes, em novembro de 2014 e em junho de 2015.

Seleção feminina

As Ilhas Faroe também tem uma seleção feminina de futebol, cujo maior êxito foi a classificação para a segunda fase das eliminatórias da Copa do Mundo Feminina de 2015.